IMG_2172

Radiodocumentário Mães da Fé

O radiodocumentário “Mães da Fé” foi o vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos 2015. Foi a primeira edição do quadro RádioDoc, da Rádio Bandeirantes de São Paulo. O especial foi exibido em 1º de março de 2015. A reportagem conheceu famílias que vivem entre a dor da dúvida e a esperança de reencontrar uma pessoa desaparecida.

A falta de um cadastro unificado no Brasil dificulta a busca por crianças, adultos e idosos. Além disso, o Ministério Público revelou em 2014 um dado alarmante. Ao longo dos últimos 15 anos, três mil pessoas foram enterradas como indigentes em São Paulo, mesmo possuindo RG. A descoberta provocou mudanças na lei. Mas o órgão acredita que as pessoas procuradas continuam indo para a vala comum. Sem qualquer comunicação com a família.

Diante de tantas dificuldades, os familiares buscam amparo em entidades. Uma delas é a Associação Mães da Sé, ponto de partida para a reportagem. Há quase 20 anos, o grupo se reúne aos domingos nas escadarias da Catedral da Sé e faz um protesto silencioso segurando as fotos dos parentes desaparecidos.

O RadioDoc é produzido, apresentado e sonorizado pelo repórter Caetano Cury (caetanocury@gmail.com).

Radiodocumentário Mães da Sé Radiodocumentário Mães da Sé Radiodocumentário Mães da Sé

Radiodocumentário semelhante

Para ouvir outro RadioDoc parecido, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *